Título: A História de Yvytu
Autor: Rafael Martins
Editora: Independente
Páginas: 88
Ano: 2022
Gênero: Fantasia/ Ficção histórica/ Literatura Brasileira
Classificação: 4 estrelas
Sinopse: Acompanhe a transformação de Eva, uma garota guarani que vivia em uma redução jesuítica, em Yvytu, a guardiã que guiará seu povo em direção à Terra Sem Males. Conhecendo sua história e a si mesmo, ela enfrentará uma grande ameaça: os bandeirantes paulistas, dispostos a destruir e escravizar em nome do dinheiro.
Olá pessoas bonitas! Hoje é dia de resenha nacional aqui no blog e esse é um livro que você precisa conhecer, continua lendo aí e vem conhecer a história de Yvytu.
Tudo começa quando Yvytu, ainda bebê, é entregue para ser criada por um padre jesuíta. Sua aldeia tinha sido acometida por uma praga e apenas ela e seu avô, que era o líder da tribo, sobreviveram. Ele decide que o melhor seria se ela fosse criada pelos homens de “vestido preto”, porque aí ela teria uma chance de sobreviver.
É o que acontece, ela passa a ser criada em uma redução jesuíta, juntos com outros indígenas que decidiram que a qualidade de vida naquele lugar seria melhor. Ela cresce, passa a se chamar Eva, é ensinada de acordo com os princípios cristãos, se casa e aparentemente está levando uma vida tranquila, mas ela sente que existe algo a mais e o chamado de suas origens é difícil de ignorar.
Bom, a vida está seguindo com tudo bem e em paz até que uma tragédia se abate sobre Eva e ela decide procurar seu avô, aprender a fundo sobre suas origens e entender sua missão de vida. Esse é o ponto de mudança no livro e é quando nasce Yvytu, mas para saber os detalhes, só lendo o livro mesmo rs.
O livro é uma fantasia histórica, se passa no período dos bandeirantes e instiga a nossa curiosidade quanto ao período de colonização da América do Sul. É fato que foi um período sangrento da nossa história, e ver isso retratado em um livro, que é uma ficção, naturalmente te faz querer conhecer mais sobre o assunto.
Eu gostei muito do livro, gosto de histórias que tragam personagens de outras etnias como protagonistas, e aqui, nós vemos como Yvytu tem um reencontro com suas origens e sua história, é um livro sobre redescobrir quem é e seu verdadeiro propósito no mundo, e tudo bem interligado com os elementos fantásticos que os leitores de fantasia vão gostar.
Confesso que esse livro também mexeu com um lado bem sentimental meu, como cresci no norte do país, mais especificamente em Manaus, a cultura indígena sempre esteve muito presente na minha vida, então rolou uma identificação bem forte ao longo da leitura. Ponto extra por isso rs.
Mas nem tudo são flores e minha critica está relacionada a capa. Ela me remete muito mais a uma biografia do que um livro de fantasia com uma aventura interessante, fora isso indico a leitura. Livro curto que entretêm, não enrola e que da pra ler em um instante. Fica a dica, leiam!
Confira a resenha em vídeo
Comente com o Facebook