Título: 12 Regras para a Vida
Autor: Jordan B. Peterson
Editora: Alta Books
Páginas: 487
Ano: 2018
Gênero: Não Ficção/ Autoajuda/ Literatura estrangeira/ Literatura canadense
Classificação: 5 estrelas
Sinopse: Aclamado psicólogo clínico, Jordan Peterson tem influenciado a compreensão moderna sobre a personalidade e, agora, se transformou em um dos pensadores públicos mais populares do mundo, com suas palestras sobre tópicos que variam da Bíblia, às relações amorosas e à mitologia, atraindo dezenas de milhões de espectadores. Em uma era de mudanças sem precedentes e polarização da política, sua mensagem franca e revigorante sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral tem ecoado em todos os cantos do mundo. Neste livro, ele oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado. A partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal, bem como de lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, 12 Regras para a Vida oferece um antídoto para o caos em nossas vidas: verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. “Um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial em muito anos.”
Existe uma frase muito clichê que diz que existem livros que você lê e livros que te leem. Bom, esse me leu e eu vou te contar os motivos
Jordan B. Peterson, o autor do livro, ficou muito famoso por suas posições consideradas polêmicas, mas principalmente por ser bem incisivo em seus posicionamentos, ele é um cara que talvez você não desejasse enfrentar em um debate rs. Mas se tem algo que todos devemos concordar é que o professor Peterson definitivamente acredita e aplica o que diz em sua vida, e isso foi traduzido nesse livro.
12 regras para a vida é literalmente o que o subtítulo nos diz, são pílulas que nos ajudam a sobreviver ao caos que muitas das vezes a vida é. Ao longo das páginas, Peterson vai nos levando por um caminho onde ele explica o que é o caos e como revertê-lo. A vida precisa de regras, ordem e organização para que ela flua e é nossa responsabilidade fazer com que isso aconteça, começando pela nossa própria vida.
Ele chama para nós, indivíduos, a responsabilidade e vai exemplificando de forma muito simples, porém confrontadoras, como essas regras, quando aplicadas, podem transformar a nossa vida. Ele também utiliza sua experiência como psicólogo e com os atendimentos clínicos para trazer uma visão psicológica, de tudo o que ele fala em seu livro.
A experiência da leitura foi sensacional para mim, eu não imaginei que fosse me identificar tanto com o livro e nem que fosse marcar e escrever tanto nele rs, mas fiz questão de escrever, marcar, pintar… para que eu sempre pudesse voltar e consultar o que eu precisasse no futuro. Esse é um daqueles livros que te dá um tapa na cara e ao mesmo tempo te estende a mão para te ajudar a levantar e melhorar, acho que o maior intuito do Peterson foi esse, nos fazer refletir e melhorar como indivíduos até porque, sendo clichê novamente, as grandes mudanças acontecem entre pequenos indivíduos que vão alterando as coisas ao seu redor, nos seus relacionamentos, na sua família, comunidade etc.
Para finalizar eu só queria reforçar que indico demais a leitura, vá com a mente e o coração aberto, esse sem sombra de dúvidas já é uma das melhores leituras do ano e entrou para os favoritos da vida. Na fase em que estou, onde mais senti o caos me cercando com tantas mudanças na minha rotina e prioridades sendo revistas, esse livro me ajudou a centralizar e a refletir no tipo de pessoa que eu quero ser. Torço para que o mesmo aconteça com você, beijos e até breve.
Confira a resenha em vídeo
Comente com o Facebook