
Título: As duas torres
Série: O Senhor dos Anéis
Ordem: Livro 2 de 3
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 528
Ano: 2019
Gênero: Fantasia/ Aventura/ Literatura Estrangeira/ Literatura Inglesa
Classificação: 5 estrelas
Sinopse: O segundo volume de O Senhor dos Anéis, mais importante épico de fantasia moderno, narra os caminhos separados seguidos pelos membros da Sociedade do Anel em sua luta para deter Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, e destruir o Um Anel, no qual está contida a maior parte do poder do tirano demoníaco imaginado por J.R.R. Tolkien.
Um ataque-surpresa pôs fim à jornada conjunta da Sociedade do Anel. De um lado, o trio formado pelo elfo Legolas, pelo anão Gimli e por Aragorn, herdeiro da realeza dos Homens, tenta resgatar os jovens hobbits Merry e Pippin, capturados por guerreiros-órquicos. A busca pelos companheiros perdidos levará os três a confrontar os cavaleiros do reino de Rohan e o mago renegado Saruman, que também deseja o Um Anel para si.
Enquanto isso, do outro lado das montanhas, Frodo e Sam buscam uma maneira de entrar em Mordor e chegar até a montanha onde o Anel foi forjado, único lugar onde é possível destruí-lo. Para isso, acabam recebendo a ajuda de seu mais improvável aliado: Gollum, a criatura que chegou a ter o Anel sob seu poder durante centenas de anos e que ainda é devorada, em corpo e alma, pelo desejo de voltar a possuí-lo.
Com cenas que mesclam o heroico e o intimista, o sublime e o cômico, As Duas Torres abriga algumas das criações mais inesquecíveis da imaginação de J.R.R. Tolkien, como os gigantescos Ents e a cultura nobre e belicosa do povo de Rohan.
E aí galera, vamos continuar nossa aventura pela terra média? Chegamos ao segundo livro da trilogia O Senhor dos Anéis e agora a história está se elevando a um novo patamar.
O livro começa exatamente onde o primeiro se encerrou, Frodo e Sam seguindo por um caminho e o restante da sociedade por outro. Pippin e Merry sequestrados pelos Orcs, a traição e morte de Boromir, e Aragorn, Gimli e Legolas decidindo que a melhor opção é resgatar os hobbits sequestrados e começam a busca por seus amigos pequeninos. Em paralelo nós vamos ter Sam e Frodo seguindo em frente e indo para Mordor com o objetivo de destruir o Um Anel.
Nos primeiros capítulos nós vamos ter apenas a visão dos hobbits sequestrados e Aragorn e sua trupe, eles vão seguindo os rastros deixados pelos Orcs em busca de seus amigos e na esperança de encontrá-los ainda vivos. Essa jornada vai levá-los até a terra dos Rohirins e vamos conhecer esses cavaleiros que serão de suma importância na luta contra Sauron.
Um importante aliado retornará, novos personagens aparecerão e um importante inimigo será finalmente derrotado. Porém nada disso vai refrear a urgência da guerra final, em todo o tempo nós ficamos com a sensação de que em breve tudo vai chegar ao ápice e ao fim.
E enquanto tudo isso está rolando, Frodo e Sam seguem em sua jornada, e estão cada vez mais próximos do destino final. Eles precisam ser furtivos e ficar fora de vista o máximo possível e para isso eles vão contar com a ajuda de um aliado nada confiável, porém grande conhecedor do caminho – Gollun. Sim, bem inesperado, mas guardem essa informação aí com vocês rs.
Nessa sequência a gente consegue sentir que as coisas estão cada vez mais sombrias, o peso do fardo de Frodo fica cada vez maior conforme ele se aproxima da sua fonte de poder, e a gente vai sentindo tudo isso com ele. Preciso destacar o Sam que é incrível, meu personagem favorito nessa história e a pessoa que mais ajuda e anima o Frodo durante a jornada, sério, ele merece todos os aplausos.
As duas torres foi uma ótima sequência, só elevou mais aquilo que eu já tinha gostado no primeiro, porém com mais dinamismo. Minha crítica está relacionada a montagem do livro que eu acho que deveria ser intercalada com as visões dos personagens e não totalmente separadas. Enquanto na primeira parte a gente vai ficando cada vez mais emocionado com a sequência de acontecimentos, quando chegamos a Frodo e Sam o ritmo cai absurdamente.
Fora isso é um ótimo livro, muitas coisas acontecendo e tudo convergindo para o grande final. Cada personagem tem seu momento de protagonismo e isso é muito bom de se ler e só posso te incentivar a continuar lendo e a se jogar nessa trilogia e viver essa experiência que, para mim, tem sido maravilhosa. Fica a dica até breve, beijos!
Confira a resenha em vídeo
Comente com o Facebook